A dieta de Sophie Deram,- O peso das dietas ( comentários )

Sophie Deram, autora do livro ” O peso das dietas defende o emagrecimento saudável e a retomada do prazer de comer. Coloca pontos bem interessantes e que servem de reflexão para um programa de reeducação alimentar visando perda de peso.
Essa autora condena as dietas restritivas , em especial com crianças e adolescentes. Essas dietas só estressam o corpo e fazem o cérebro alterar o metabolismo e o apetite . O cérebro desenvolve mecanismos de adaptação. ligando os genes do apetite e do armazenamento de gordura. Estudos mostram que a maioria das pessoas que fazem uma dieta muito restritiva voltam a engordar e correm risco de desenvolver compulsão e outros transtornos alimentares.
Para crianças e adolescentes sugere que o mais importante é procurar um profissional, nutricionista ou endocrinologista que ajudará a compor uma alimentação balanceada, adequada ao estilo de vida e também ao gosto e preferência. Dessa forma pode ser possível perder peso com saúde e prazer, comendo até doces e fast food
Primeiro é preciso refletir e concluir sobre a causa do ganho de peso: fatores emocionais,? ambientais? alimentação inadequada? sedentarismo? Cada um tem um metabolismo, uma história, uma razão diferente para o sobrepeso
Não se deve proibir a criança de ingerir nenhum alimento, nenhum alimento por si só vai fazer engordar ou emagrecer. Não adianta tentar culpabilizar a criança, proibi-la de ingerir determinados alimentos, e ficar vigiando sua alimentação. Ela tem de assumir o controle de sua alimentação e para isso tem de compreender os processos nutricionais e os que levam a ganho de peso.
Em geral, cortar um grupo alimentar não é adequado. Quando você está comendo com prazer, sem culpa, você come menos porque vai ficar satisfeito e não engole a comida; O importante é que a família se reeduque em termos de alimentação pois a dieta dos filhos começa no supermercado. Dentro do possível deveríamos privilegiar o alimento mais ‘in natura’ possível evitando ao máximo os industrializados. Yogurt natural junto com morango e um pouquinho de açúcar é preferível do que a versão light ou diet. As pessoas deveriam se perguntar ao comer, se estão com fome? e se necessitam ingerir toda a porção do alimento. Se já está sem fome, por que não parar de comer? Deve-se comer com prazer o que é diferente de comer com gula, é comer devagar o alimento que você gosta, saboreando e sem estresse.
Sophie aconselha incluir, cada vez mais, alimentos verdadeiros. e condena a retirada de qualquer alimento. Pode-se comer de tudo, mas inclua mais legumes, mais arroz, mais feijão. Tome mais água, evite o excesso de bebidas doces, tanto refrigerantes quanto sucos. Quando se inclui os alimentos verdadeiros na dieta, automaticamente, você vai comer menos dos outros.

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